segunda-feira, 23 de agosto de 2010

NOTA À IMPRENSA

CANDIDATURA DE RENATO SAMPAIO

A candidatura de Renato Sampaio tomou hoje conhecimento de mais uma posição pública do candidato José Luís Carneiro sobre o processo eleitoral em curso, alegando “exclusão” de militantes dos cadernos eleitorais.

Trata-se da criação de mais um facto político a que aquela candidatura já habituou os socialistas do distrito do Porto na ausência de propostas credíveis para o futuro do PS distrital e dos cidadãos do distrito do Porto.

A candidatura de Renato Sampaio vem pela última vez manifestar publicamente o seu repúdio face a tais comportamentos que colocam em causa a honorabilidade do PS, dos seus militantes e dos seus dirigentes.

Face à notícia publicada pelo JN na sua edição de hoje, 20 de Agosto, esclarece-se o seguinte:

1. O candidato Renato Sampaio nunca propôs formalmente a antecipação do acto eleitoral para eleição dos órgãos dirigentes da Federação do Porto para o mandato 2010-2012. Apenas, e tendo em conta os calendários eleitorais nacionais – eleição do Presidente da República -, considerou que o PS estaria mais bem preparado para enfrentar esta decisiva eleição se promovesse eleições internas antes de férias.
2. Ao contrário, e percebe-se agora o porquê, o candidato José Luís Carneiro, defendia o adiamento do acto eleitoral para depois das eleições presidenciais, numa tentativa de poder vir a inscrever centenas de militantes nas poucas estruturas que lhe são afectas nomeadamente do concelho de Baião.
3. Esclareça-se, para que não restem dúvidas aos cidadãos menos conhecedores dos procedimentos internos do PS, que as datas e calendários eleitorais foram, sob proposta do Secretariado Nacional, aprovadas na Comissão Nacional de 30 de Maio com o voto favorável do candidato José Luís Carneiro e de outros seus apoiantes com assento naquele órgão, estando os mesmos de acordo com os estatutos do PS.
Não teve a Federação Distrital do Porto e o seu Presidente, ao contrário do que parecer fazer crer a candidatura e o candidato José Luís Carneiro, qualquer participação no referido processo.

Estranha-se pois, que só ao fim de 3 meses, o referido candidato se tenha apercebido das consequências dos documentos que aprovou. Consequências essas que se reflectem e constituem imposição para todas as candidaturas.

Este tipo de reacções “a posteriori” e a destempo já se tinham verificado no alegado “caso” da eleição da Comissão Organizadora do Congresso, com o candidato José Luís Carneiro a pôr em causa o procedimento democrático do órgão Comissão Política Distrital e do seu Presidente Guilherme Pinto.

Tendo em conta o acima referido, e não querendo contribuir para alimentar campanhas negras que só desvirtuam aquilo que é o normal funcionamento democrático do PS-Porto, dos seus órgãos dirigentes e dos seus militantes, a candidatura de Renato Sampaio informa que utilizará todos os meios para, no estrito plano interno, denunciar irregularidades de que tem conhecimento, cometidas por militantes e dirigentes apoiantes da candidatura de José Luís Carneiro, as quais deitam por terra a imagem de seriedade que o candidato e os seus apoiantes têm vindo a querer passar para a opinião pública