segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Direito de Resposta

Uma vez que as minhas opiniões fizeram nascer algum burburinho e mereceram tão completa resposta, espero que o meu direito de resposta seja igualmente divulgado inclusivamente nas redes sociais e blogs de ambas as candidaturas. Trata-se da minha opinião, nada mais que isso e não pensem que tenho algum contacto com o Renato Sampaio, porque não tenho. Se alguém ficou tocado com as verdades que eu referi, lamento! Não é com intenção de ferir o nome ou a pessoa de quem quer que seja, é a minha opinião! Respeito a dos outros, pelo que, se entenderem respeitem a minha.
1 – A minha intenção não é colocar o bom nome de ninguém em causa, mas sim os comportamentos políticos daqueles têm ou pretendem ter a missão de liderar e dinamizar o PS, seja a nível local, concelhio, distrital ou nacional e, quanto a isso, como não ganho nem perco nada com a política, crítico positivamente ou negativamente quando penso ser o momento oportuno para o fazer. Até ao momento tenho falado para dentro do PS Baião e directamente para as pessoas com responsabilidades políticas, como demonstram as minhas comunicações, pena é que só tenham acordado agora quando se diz meia dúzia de verdades;
2 – Conheço muito bem essa técnica de retirar extractos de comunicações ou e-mails para fazer passar a mensagem que se pretende, é uma técnica política e de comunicação, no entanto, em nada me afecta, até porque sou mesmo assim, e como se pode ver pelos extractos dos e-mails, comunico o meu contentamento ou descontentamento aos próprios e directamente a quem tem responsabilidades políticas acrescidas pelos assuntos, pena é, que, quando não lhes interessa a sugestão, crítica ou opinião, se limitem constantemente a ignorar o assunto, quando deveriam saber que o PS não é constituído apenas por contactos de amigos ou de privilegiados, tal como rematam no e-mail. Os militantes têm deveres, mas também têm direitos constituídos estatutariamente;
3 – Fico feliz, enquanto pessoa e até como socialista, porque ao menos consegui acorda-los e espevita-los;
4 – Relativamente às eleições para a minha freguesia (Gôve – Baião), reagi e muito bem, porque não poderia continuar calado permitindo que os responsáveis políticos pela Concelhia teimassem em continuar a fazer perder as eleições numa das freguesias mais socialistas do concelho, convidando antigos candidatos que encabeçaram listas pelo PSD, contra o PS. Se o PS alertou os Socialistas para não concorrerem contra o próprio partido, continuo a não entender porque se teimou constantemente em convidar quem fez perder as eleições em dois mandatos seguidos. Querem que fique contente por ver a minha freguesia parada no tempo, só porque os responsáveis pela concelhia não gostam das críticas de A ou B? É verdade que fui e sou convidado de outras forças políticas, que cheguei a ponderar em prol da minha terra e dos princípios em que acredito, no entanto, respeitei os valores em que acredito e com que cresci;
5 – Quanto ao ter deixado de aparecer nas iniciativas do Partido, porque não revelam os e-mails das minhas insistências a relembrar que eu ainda era militante e que tudo faziam para que eu não tivesse conhecimento das mesmas? Até os nãos militantes recebiam as convocatórias e outros que eram militantes eram excluídos. Porque seria? Quem não é convidado, ou é excluído por ter opinião, não vai ao casamento! Desde quando fazer crítica e ter opinião divergente é negativo para o PS, para Baião e para o País? O que é que criticávamos na Dr.ª Emília Silva? Não era isto? Dei a cara por essa crítica e ainda vêm fazer pior! Comigo não!
6 – Manifestei interesse em colaborar com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Baião, por ser da Área da Educação e Acção Social e por ter verificado casos de violência doméstica e familiar como as daquelas crianças que foram encontradas a dormir no monte, no meio do mato e sem comida, situação que pelos vistos já seria do conhecimento da Autarquia e das Entidades locais, mas que deixaram chegar àquela situação;
7 – O interesse por colaborar nas festas concelhias ia bem explicito no e-mail e não era para ganhar dinheiro, mas sim para poupar, porque eu estava ligado ao mundo da música e da organização de espectáculos e acreditava poder trazer mais diversidade às festas a custos reduzidos, no entanto, nem resposta tive;
8 – Relativamente ao e-mail de Abril de 2008, é importante referir que o mesmo seguiu para os e-mails da Câmara Municipal, para o José Luís e Paulo Pereira, porque já estava farto de enviar e-mails para a Concelhia, que nunca davam qualquer resposta. Mas este e-mail, tal como outros de que foram retirados os extractos que lhes interessavam mais, dizem muitas mais coisas, que lhes deu jeito esconder. Se é para retirar extractos das minhas comunicações remetidas directamente às pessoas e não por portas travessas, neste e-mail era referido o seguinte: “Felicito a coragem”,…” mas acima de tudo espero que esteja suficientemente atento e que não se candidate apenas por se candidatar,…” …”como é sabido, os barões e velhos influentes, só se mexem quando se esperam vitórias, pois, caso contrário, resguardam-se das frentes de batalha para não perderem prestígio nem oportunidade”,… Foi exactamente isto que veio também a fazer o José Luís nas eleições anteriores à Distrital. Já que referiram este e-mail, ele diz tudo quanto à minha postura, mas isso eles não extraíram: “como sabem e já devem ter percebido, eu, em política, acima de tudo gosto de ser crítico, pois acredito que é com críticas e observações divergentes que a política e tudo evolui, mas quando é para trabalhar também trabalho e no duro, sem gravatas! No entanto, não tenho de estar de acordo com tudo e tem-me custado ver que se tem vivido muito a gestão autárquica e pouco, ou quase nula, a participação e debate político no nosso concelho,..., As pessoas instalam-se, dão-se umas funções e uns empregos a meia dúzia de amigos ou pessoas influentes que nos interessam para a política e tem sido isto a nossa política. Só se trabalha uns meses antes das eleições, depois tudo fica encostado até às proximas. Lamento, mas discordo disto, pois sempre gostei de ser dinâmico e isto incomoda-me. Com isto não estou a dizer que não tenham feito um bom trabalho em Baião, porque muitas coisas boas fizeram dentro das possibilidades, mas as freguesias estão a morrer e muito mais poderá ser feito desde que se trabalhe em rede e em parceria com a própria comunidade, avançando com novos projectos inovadores e com planos estratégicos (gestão estratégica) capazes de levar o nosso concelho para o caminho do desenvolvimento, sem termos de continuar a repetir aquilo que já vem sendo feito há décadas”.
…”Lamento ter de dizer que sei mais facilmente das actividades políticas pela Distrital e pelo próprio Renato Sampaio, do que pela nossa Concelhia onde sou militante, custando-me ver que a nossa sede tem estado parada e sem actividade de debate político, bem como os militantes e simpatizantes das nossas freguesias vivem encostados e no anonimato durante 4 anos, só aparecendo, não se sabendo bem como, na altura das eleições, quando uma das grandes batalhas iniciais do José Luís e do Paulo Pereira eram a dinamização política e debate de ideias em grupos de trabalho e isto tem sido esquecido”…
Lamento não terem gostado de ouvir as verdades!!!

9 – Quanto ao e-mail de Dezembro de 2008, trata-se única e exclusivamente de um pedido de um militante a requerer uma reunião com o Presidente da Concelhia, com o intuito de “marcação de uma reunião para apresentar um plano estratégico vencedor para a freguesia do Gôve e discutir este assunto”. Pensam que alguém respondeu? Não se deram ao trabalho de qualquer resposta! É esta postura que defendem para a Distrital?
Mais uma vez disseram o que lhes convém, esquecendo-se de referir que no dia 4 de Janeiro de 2009 voltei a insistir com o seguinte e-mail: “Bom dia Senhor Presidente da C. Concelhia do PS Baião. No dia 10 de Dezembro de 2008 remeti a V/ Ex.a o email que se segue. Não sei se os meus e-mail são recepcionados ou sequer lidos, pelo que volto a remete-lo de novo, ficando a aguardar uma resposta o mais breve possível.Se não houver interesse em aproveitar as pessoas dinâmicas e mais capazes, ao menos respondam ao solicitado que eu seguirei outro caminho”.

Penso que chegará ficar por aqui. Será que são os militantes activos de se afastam, ou serão afastados propositadamente só porque são dinâmicos e têm opinião? É esta a postura que se pretende levar de Baião para o Distrito, para o PS ou para o País? Se é para isto não contem comigo, porque eu não busco nada na política a não ser a espevitação e debate de ideias e estratégias.
10 – Quanto à referência de “não ser difícil destruir a imagem e credibilidade política de quem está no poder”, foi um alerta ao que o Presidente José Luís e Vereador Paulo Pereira, enquanto autarcas, que parece confundirem o que é a missão e função autarca da missão e função política haviam referido a um dirigente de uma Associação Local. Então um Presidente e um Vereador dão-se ao ridículo de chamar à autarquia dirigentes associativos para lhe referirem que se o fulano A ou B estiver nessa associação não a apoiarão? Afinal em que estado ficam os interesses dos baionenses no geral e a abertura que apregoam? O que é que criticávamos na Dr.ª Emília Silva? É para fazer o mesmo, ou pior, que andei a dar a cara por eles? Não, comigo não! Eu não deixo passar isso em branco, porque isso não é abertura nem Democracia! Isso é controlo a todo o custo e derruba depressa a imagem e credibilidade de qualquer político.
11 – Quanto ao Modelo Social Europeu, será que não posso ter opinião? O PS tem muito que se preocupar com as estratégias sociais praticadas, até porque os tempos que correm são muito difíceis para a maioria dos Portugueses e não é retirando garantias e direitos sociais que se protege o Estado Social.
12 – Para que nem restem dúvidas e realmente vejam o tratamento que davam aos militantes, aqui vai o e-mail completo que referem ser de Maio de 2009 e que já era o culminar do desrespeito pelos militantes que nunca obtinham uma resposta, só porque tinham opinião:

Caro Presidente da Concelhia
Prof. Paulo Pereira
“O militante n.º 74067, natural do Gôve, vem por este meio, muito cordialmente, requerer a V/ Ex.a esclarecimentos sobre o seguinte:
- Porque razão houve reuniões para escolha do candidato à freguesia do Gôve, tendo V/Exa. o cuidado de convidar certos militantes, em detrimento de outros?
- Porque razão deixei de receber qualquer informação/comunicação do PS Baião e das actividades locais do partido?
- Porque razão, o PS Baião remeteu mensagens e convites para certos militantes, a fim de estarem presentes na apresentação da candidatura à freguesia de onde somos naturais e para mim nunca remetem qualquer informação?
- Pretenderá o Presidente da Concelhia excluir militantes dos direitos consagrados nos estatutos, só porque estes têm opiniões divergentes ou porque espevitam à discussão?

Agradeço uma resposta o mais breve possível, pois estes actos não se coadunam com o PS que eu conheço há muitos anos.

Agradeço a atenção do Prof. Paulo Pereira e lembrem-se que quem necessita dos socialistas e dos votos, são vocês que muito ganham à custa da política.

Se o PS Baião ou os seus dirigentes têm algo a dizer a meu respeito, que o digam a mim pessoalmente e que discutam o que for pertinente comigo.

Isto já me faz lembrar os meus tempos de estudante e de dirigente da Federação Académica do Porto, em que a Ferreira Leite procurava controlar todos os nossos passos e saber "quando íamos à casa de banho" para meter algumas matérias ou assuntos contra os estudantes.

Já levei cacetadas da polícia a mando da Ferreira Leite e não deixei de lutar pelos princípios em que acredito, nem abandonei o PS, por isso não é esta pequeníssima luta que me abate.

Acima da política estão as pessoas e por isso exijo mais respeito, até porque os senhores enquanto dirigentes estão sujeitos a críticas e observações, faz parte desse papel.

Por último, resta-me dizer que mais uma vez a escolha para a junta do Gôve em nada é a mais acertada. Mais, ao contrário do que escreveram na webpage do PS-Baião, não me parece que o Sr. José Magalhães deixe de ser candidato pelo PSD.

Parece que o PS-Baião agora gosta dos que se candidatam contra o PS, pois então a ser assim, mais vale dizer aos socialistas para apoiarem o candidato do PSD, porque o Governo de Sócrates não tem seguido caminhos muito socialistas e é necessário olhar para o que está a acontecer no país.

Uma última palavra, vai para saudar o Camarada José Luís Carneiro que, parece estar disposto a cumprir com o que prometeu há 4 anos ao lugar de Pedreda (e não é por eu ser dali, até porque mantive-me calado durante todo o mandato e o Gôve tem outras necessidades), mas a realidade é que os acessos ao centro do "antigo lugar" foram deixados em péssimo estado pelas últimas obras da Câmara, no fim de mandato da Dr.ª Emília.

No entanto, enquanto Educador Social e Pós-Graduado em Alta-Direcção em Administração Pública e em Liderança e Gestão de Pessoas, não posso concordar com o desperdício de fundos em Centros Cívicos que pouco têm de útil, comparado com as necessidades básicas das populações. Há outras prioridades nas freguesias e no concelho!

A questão dos Centros de Dia, o saneamento, a água, a melhoria dos acessos, a resolução das problemáticas socioeducativas, a empregabilidade, entre outras, são questões prioritárias para o nosso concelho.

11 – É mais uma verdade que recentemente, enquanto militante, voltei a solicitar uma reunião ao novo Presidente da CP Concelhia a recordar-lhe que eu era militante socialista e que esperava obter resposta, para que não voltasse a acontecer o que havia ocorrido no passado. Pensam que recebi alguma resposta? Até ao momento ninguém se deu ao trabalho de responder. Acabei de saber pela comunicação agora vinda a público, por portas travessas que ao menos lêem as minhas comunicações. Ao menos esta espevitação serviu para alguma coisa. Desejo é que não seja esta a estratégia que se pretende para o PS-Porto e muito menos para as Estruturas e Instituições Locais, Regionais ou Nacionais.
12 – Que importa dizer que temos cerca de 800 militantes se a esmagadora maioria não participa activamente, sendo muitas vezes feitos militantes para que votem nos actos que interessam à estrutura e ao mesmo grupo restrito de pessoas. Desafio o novo Presidente da CP – Concelhia de Baião a agendar sucessivos debates abertos à participação de todos os militantes. Para dinamizar a participação política de pouco serve um ou outro encontro ou jantar de Natal, onde nos limitamos a ouvir um monólogo e a ter como resposta as palmas enquanto aquele líder tem poder autárquico, depois essas pessoas deixam de aparecer e encostam-se a outro lado ou vivem escondidas no receio de que alguém saiba que são socialistas.
Gostava que a política fosse realmente diferente!
Por último, não poderia deixar de referir que como pessoas, o José Luís e o Paulo Pereira, que bem conheço, são excelentes pessoas, disso não tenho dúvida. Mas não é isso que está aqui em causa.
Desculpem os incómodos e o tempo gasto, mas julgo que o momento era o oportuno.
Respeito a opinião de todos por isso podem espevitar o debate à vontade, mas como muitos militantes tanto referem, centremo-nos no que é importante para as estruturas internas do Partido e acima de tudo para o País.
Aceitem os meus melhores cumprimentos,
O militante n.º 74067

Submetido por José Pereira